Iniciativas

Neste dia 20 de setembro, às 14h30, junta-te a nós na Sessão online “Como criar uma campanha de Crowdfunding”.

Já ouviste falar de CrowdFunding? Trata-se de um financiamento coletivo, em que cada um disponibiliza o dinheiro que desejar, para apoiar os projetos em que acredita. É uma forma de financiamento em rápido crescimento, que está a transformar a forma das pessoas gerirem o seu dinheiro e de como os negócios angariam capital.

O nosso ilustre formador, Yoann Nesme, licenciou-se em Engenharia de Sistemas Electrónicos pelo Instituto Técnico e de Estudos Superiores de Monterrey em 2003, no México, e mudou-se para Lisboa em 2004. Trabalhou como programador de software antes de se juntar à Microsoft Portugal em 2005. Em 2011, decidiu inscrever-se no The Lisbon MBA International, durante o qual ele e três outros fundadores deram início à primeira plataforma de crowdfunding baseada em recompensas em Portugal, chamada @pplcrowdfunding , que tem ajudado centenas de projetos a ganharem vida, arrecadando mais de cinco milhões de euros até o momento. A empresa também desenvolve plataformas de crowdfunding whitelabel e tem clientes em Portugal, no Brasil e no Reino Unido.

Queres saber como poderás alavancar o teu negócio? Junta-te a Yoann e inscreve-te aqui.

As sessões são abertas ao público e gratuitas.

No passado dia 2 de setembro, recebemos João Fernandes, Coordenador do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis, Luís Pisco, Presidente da Administração Regional da Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Manuela Calado, Membro do Conselho de Administração da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis e Miguel Telo de Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção Geral da Saúde, na 4ª edição das Conferências do Centro, desta vez com o tema “Territórios Saudáveis – Novo Paradigma de Desenvolvimento?”.

Nesta Conferência, abordámos como territórios saudáveis promovem o desenvolvimento humano, a redução das vulnerabilidades presentes nos territórios e o desenvolvimento sustentável. Pretende-se que os outputs contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas locais e de ações de empresas e organizações que visem o desenvolvimento saudável e sustentável dos territórios.

Para a sessão de abertura, contámos com a presença de Célia Marques, Presidente Câmara Municipal de Alvaiázere e Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos, e com a moderação de Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos.

Se não tiveste a oportunidade de assistir à Conferência, acede aqui.

Queres assistir às edições anteriores? Passa pela 1ª Conferência – “Produtos Endógenos – o Rosto dos Territórios” , pela 2ª Conferência – “Smart & Sustainable Cities – o Desafio da Transformação Digital”, e pela 3ª Conferência – “O Futuro da Banca“.

 

Formações – Gestão de Conflitos

No passado dia 31 de agosto, na Plataforma Empresarial de Alvaiázere+, explorámos e identificámos as causas mais comuns de um conflito e desenvolvemos técnicas de gestão e resolução de conflitos, tendo sempre como base orientações práticas.

Dinamizada pela Inês Silva – Gestora de Projetos do Territórios Criativos, os participantes foram convidados a refletir e a integrar diversas dinâmicas, que promoveram a cooperação, comunicação e a contribuição de soluções para uma melhor e mais eficaz gestão de conflitos.

Chegaram à conclusão que vão sempre existir conflitos, mas estes poderão tornar-se bons para nós, para a equipa e para a organização que trabalhamos. É a forma como lidamos com eles que faz verdadeiramente a diferença.

Acompanha as nossas redes sociais e não percas as próximas sessões!

.


Formações – Design Thinking – Conhecer e Inovar o Negócio

No dia 25 de agosto, decorreu a sessão online sobre “Design Thinking – Conhecer e Inovar no Negócio” com o Ricardo Oliveira, co-fundador da empresa @dhive.pt e especialista na área. Com 15 anos de experiência em Design e Desenvolvimento de Produtos, colaborou em projetos para diferentes indústrias como aviação, ferrovia, autocarros, veículos eléctricos, dispositivos médicos, IoT e máquinas industriais.

Nesta formação, discutiu-se a importância de adotar uma metodologia de Design Thinking como abordagem à empresa e como é que esta pode fazer a diferença, no futuro do negócio.

No passado dia 1 de julho, recebemos Natália Nunes, Coordenadora Gabinete de Proteção Financeira da DECO, João Orvalho, Professor do Ensino Superior e Especialista em Data Science, Marco Neves, Administrador Executivo do Banco Português de Fomento, e Maria Luísa Aldim, CEO da VGD Consulting, na 3ª edição das Conferências do Centro, desta vez com o tema “O Futuro da Banca”.

Nesta Conferência, abordámos como o tratamento de dados, a Inteligência Artificial e a digitalização estão a influenciar o rumo das operações financeiras, os desafios das instituições bancária, e, consequentemente, a posição do consumidor neste novo contexto.

Para a sessão de abertura, contámos com a presença de Célia Marques, Presidente Câmara Municipal de Alvaiázere e Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos, e com a moderação de Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos.

Se não tiveste a oportunidade de assistir à Conferência, acede aqui

Queres assistir às edições anteriores? Passa pela 1ª Conferência – “Produtos Endógenos – o Rosto dos Territórios” e pela 2ª Conferência – “Smart & Sustainable Cities – o Desafio da Transformação Digital”.

No passado dia 28 de junho, decorreu a sessão online sobre “Gestão de Prioridades”, com a Daniela Fernandes, Gestora de Projetos dos Territórios Criativos.

Nesta sessão, abordou-se como focar na gestão de tarefas, como formular metas e objetivos e quais os recursos e ferramentas para os atingir.

2º MENTORSHIP DAY

No passado dia 17 de junho, tivemos o 2º Mentorship Day do nosso Programa de Aceleração!

Os empreendedores Ana Margarida Pereira (Raízes), José Ferreira (Casa da Cantaria), Raquel Costa (Casa da Andeuza), Rafaela Mendes (Be Dandelion), Diogo Leiria (Compost Up), e Bruno Vieira (Tallie), partilharam os seus projetos com os mentores dos Territórios Criativos, especialistas em mais diversas áreas, desde gestão, a contabilidade, advocacia e marketing.

Mentores: Rui Grácio (ADECA), Joana Glória (Lagos Digital Nomads),  Daniel Emídio (Planafarm), Ana Rodrigues (ContaLagos), Marta Bandeira (Levitt Bernstein) e Francisco Marques (Arquiteto), foram os mentores que acompanharam os nossos empreendedores.

O NOVO PERFIL DO TURISTA: OPORTUNIDADES PARA O INTERIOR

A conferência “O Novo Perfil do Turista: Oportunidades para o Interior” aconteceu no âmbito do 2º Bootcamp de Alvaiázere + e contou com a presença de Célia Marques, Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Maria Lebre – CEO da Quinta da Cortiça e Frederico Lucas – Analista de Investimento e Sócio da GROUS, e com a moderação de Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos.

Nesta conversa, abordou-se a crescente procura pelo interior e pelo contacto com a natureza, e o papel que as entidades locais têm nesse contexto, as diferenças da oferta e o impacto no modelo de negócio, e como é o novo turista e os respetivos desafios.

A Presidente Célia Marques mencionou, ainda, o Turismo do Silêncio, ou seja, a procura pela tranquilidade e quietude, como uma forte tendência nos próximos tempos. Maria Lebre relembrou a importância dos acontecimentos e relações presenciais, numa altura em que nos vemos privamos desse contacto. E Frederico Lucas apontou a proatividade como uma característica essencial e indispensável para responder às necessidades do novo turista.

Podes ver o vídeo aqui!

Conferência "O Novo Perfil do Turista: Oportunidades para o Interior"

2º BOOTCAMP | PROGRAMA DE ACELERAÇÃO ALVAIÁZERE+ 

O 2º Bootcamp do Programa de Aceleração de Alvaiázere+ decorreu nos dias 14 e 15 de maio, desta vez presencialmente, na plataforma empresarial de Alvaiázere+!

Na sessão de abertura do programa, contámos com a presença de Agostinho Gomes, Vice Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere.

Os empreendedores, com o apoio dos mentores, finalizarem os seus pitches, no caminho certo para alavancarem os seus projetos. No dia 15, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos ao painel de jurados composto por Maria Lebre – CEO da Quinta da Cortiça, Rui Grácio – Vice Presidente da ADECA e Frederico Lucas – Analista de Investimento e Sócio da GROUS.

Os projetos vencedores foram: Beir’Aja, Vinha das Penicas e Casa da Auzenda, tendo ainda recebido uma menção honrosa o projeto Be Dandelion.

Muitos parabéns a todos os presentes!

1º MENTORSHIP DAY

Foi no dia 6 de maio que decorreu o Mentorship Day do nosso 1º Programa de Aceleração!

O Mentorship Day consiste num momento de partilha entre mentores e empreendedores, onde cada projeto é  apresentado individualmente, em busca de ‘feedback’ e orientação!

Os nossos mentores, das mais variadas áreas de especialidade, foram Vera Ribeiro (Quinta da Camarena), João Paiva Mendes (Boost Portugal), Ana Rodrigues (IAPMEI), Rui Grácio (Vice-Presidente ADECA) e Manuel Monteiro, os quais desempenharam de forma exímia o papel de guias, usando a sua experiência própria em prol do sucesso dos nossos empreendedores!

1º BOOTCAMP | PROGRAMA DE ACELERAÇÃO ALVAIÁZERE+ 

Nos dias 16 e 17 de abril, decorreu o 1º Bootcamp do Programa de Aceleração de Alvaiázere+, focado em apoiar projetos e ideias de negócio relacionados com Turismo ou produtos endógenos, através de uma ampla rede de parceiros, mentores, especialistas e formação intensiva em áreas essenciais para desenvolvimento e apresentação de um negócio.

20 projetos aceitaram o desafio de trabalhar os seus negócios com a metodologia The Good Business Model, que visa apoiar a construção de planos de negócio sustentáveis e conscientes. Este 1º Bootcamp decorreu em formato híbrido, com os empreendedores via online e a equipa do Bootcamp presencialmente, na Plataforma Empresarial de Alvaiázere+.

Na sessão de abertura do programa, contámos com a presença de Célia Marques, Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, e Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos.

O 2º Bootcamp irá decorrer nos dias 14 e 15 de maio, com a presença dos empreendedores e de toda a equipa, na Plataforma Empresarial de Alvaiázere+.

2ª Conferência do Centro

No passado dia 18 de março, Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal dde Tomar, e Mário Velindro, Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, juntaram-se a nós para discutir o tema “Smart & Sustainable Cities – o Desafio da Transformação Digital”, na 2ª Conferência do Centro.

Nesta Conferência, abordámos o que são cidades Inteligentes e Sustentáveis e de que maneira podem impactar a qualidade de vida nos territórios e nos seus habitantes, as soluções tecnológicas envolvidas e a estratégia por trás desta realidade.

Para a sessão de abertura, contámos com Célia Marques, Presidente Câmara Municipal de Alvaiázere, Pedro Neves, Conselheiro na UNECE, e Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos, e com a moderação de Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos.

Queres assistir à 2ª Conferência do Centro? Podes fazê-lo aqui.

BOOTCAMP GREEN UP 2020/2021

O Bootcamp Online da 2ª edição do Green Up teve emissão direta da Plataforma Empresarial de Alvaiázere + e foram 2 dias intensos, repletos de sessões de capacitação, mentoria, Pitch Stations e Speed Mentoring com mais de 35 mentores convidados, prontos a dar feedback aos nossos empreendedores!

Queres espreitar como foi? Deixamos-te o vídeo, abaixo:

Parceiros: Turismo de Portugal | Territórios Criativos | GEN Portugal | Município de Alvaiázere | Município de Coruche

STARTUP ACADEMY NATAL 2020

As férias de Natal estão a chegar e Alvaiázere+ preparou mais um programa de promoção do empreendedorismo jovem!

A StartUP Academy está de volta e preparada para receber todos os jovens empreendedores do concelho, numa semana enriquecedora e divertida, em regime residencial na Plataforma Empresarial de Alvaiázere+ e preparada para receber participantes entre os 14 e os 18 anos.

Temos dois programas preparados, a StartUP Academy Beginners e a StartUP Academy Advanced. O primeiro é destinado aos jovens que estão a participar pela primeira vez e irão desenvolver, em grupo, ideias de negócio. O segundo destina-se aos empreendedores que participaram na edição anterior, e que irão apoiar empresas locais no desenvolvimento de soluções adequadas às suas necessidades.

Se és um verdadeiro empreendedor, cheio de vontade de fazer mais e melhor, a StartUP Academy foi feita para ti! Junta o útil à diversão e candidata-te!

Documentos da Candidatura:

Ficha de candidatura- Dísponivel Aqui

Declaração da Segurança Social para efeito de atribuição de Abono de Família

Estão ainda disponíveis para consulta as Normas de participação* – Dísponivel aqui

As candidaturas estarão abertas até dia 18 de Dezembro!

* A iniciativa fica condicionada às medidas prevenção da COVID-19 implementadas no período das atividades. Coloca as tuas questões e garante o teu lugar através do email: geral@alvaiazeremais.pt

Não percam esta oportunidade!

1ª Conferência do Centro

No dia 26 de novembro de 2020, conversámos com António Trigueiros de Aragão, Administrador das Fábricas Lusitana, Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Maria Inês Batista, Presidente da Confraria do Chícharo, e Humberto Rocha, Presidente da Promert, para o lançamento da 1ª Conferência do Centro, com o tema “Produtos Endógenos – o Rosto dos Territórios”.

Foram abordados vários tópicos, tais como, potenciar os territórios através dos produtos endógenos, o estabelecimento das empresas nos territórios do interior e em que medida o dinheiro dos apoios podem contribuir para a afirmação dos territórios e para os produtos endógenos.

Esta Conferência teve como principal objetivo difundir pelo ecossistema empresarial português quais as estratégias e os processos que permitem tornar produtos endógenos, que fazem parte da identidade dos territórios, em grandes sucessos comerciais em Portugal e nos mercados externos.

Para a sessão de abertura, contámos com Célia Marques, Presidente Câmara Municipal de Alvaiázere, João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, e Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos, e com a moderação de Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos.

Para assistires à 1ª Conferência do Centro, passa pelo canal de Youtube dos Territórios Criativos.

Como criar a sua empresa em Portugal

Nunca foi tão fácil como agora criar a sua própria empresa.

Com o apoio da Empresa na hora, pode criar agora mesmo a sua empresa através de 5 passos.

Não perca mais tempo e consulte já o documento disponibilizado e saiba comom deve fazer para criar a sua empresa!

Folheto informativo- incorporating-company-guide-LINKS

Estão a chegar os Alvaiázere Camps- Férias de verão 2020!

Está a chegar mais uma edição dos Alvaiázere Camps-Férias de verão, destinados a crianças dos 6 aos 15 anos, do município de Alvaiázere.
As inscrições acabam já amanhã!
 
 

Já está a decorrer o StartupAcademy!

A academia de férias da Páscoa, organizada pelo Alvaiázere Mais, Startup Academy, já está a decorrer!

Os participantes que em contexto de acampamento estão a participar já fizeram várias atividades, nomeadamente canoagem, paintball e caça ao tesouro.

Esta experiência tem como objetivo, de forma lúdica incentivar os jovens para o empreededorismo e vai decorrer até dia 12 de Abril de 2019.

Os participantes estão a par das atividades organizadas a desenvolver projetos empreendedores que serão apresentados à comunidade, amanhã, pelas 21.30h no pavilhão desportivo de Alvaiázere.

Programa “Pontos Cardeais”, sobre o concelho de Alvaiázere, emitido pelo Porto Canal.

Empresas de Alvaiázere distinguidas com estatuto PME Líder 2018.

Alvaiázere assinala o Dia do Empresário, este sábado (24), na Incubadora de Negócios Alvaiázere+.

O programa tem início às 15h00 com a sessão de abertura pela presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, e uma sessão de esclarecimento sobre empreendedorismo social. De seguida serão distinguidas as empresas de Alvaiázere que foram galardoadas em 2017 e 2018 como PME Líder e PME Excelência.

Notícia completa em: https://www.jornalterrasdesico.pt/noticia/actualidade/municipio-de-alvaiazere-assinala-dia-do-empresario/